Evolução da mistura obrigatória do biodiesel ao diesel é tema de audiência pública

O Ministério de Minas e Energia (MME) vai realizar, dia 21 de setembro, audiência pública para receber contribuições e, a partir daí, estabelecer o cronograma que eleva o percentual obrigatório de biodiesel ao óleo diesel. Atualmente, o percentual obrigatório mínimo é de 10% (B10) e pode chegar até 15% (B15) ao longo dos próximos anos, de maneira gradual e progressiva. As sugestões do debate serão base para a resolução do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).

Foto: divulgação

A proposta define duas possibilidades para o avanço: mais lenta ou mais acelerada, a depender da sua competitividade em termos de preço e oferta, a partir de critérios transparentes. A proposta também condiciona à conclusão dos testes em veículos e motores para validação ampla da mistura B15, conforme determina a lei.

A definição do cronograma é fundamental para o planejamento público e privado na área de combustíveis, assim como para o desenvolvimento dos empregos e investimentos no setor.

A audiência é um mecanismo para construção conjunta de políticas públicas entre governo e sociedade. É aberta à participação de quaisquer interessados, mediante prévia inscrição. As orientações para inscrição e demais documentos, como minuta do projeto, estão disponíveis aqui.

Brasil é campeão mundial na reciclagem de latinhas
Novo estudo aponta a influência da mudança do clima causada pelo homem sobre eventos extremos
ANA vai reajustar valor pelo uso da água em 2019
Taxa global do carbono pode oferecer novas soluções para ação climática