G1 Viracopos conquista título de construção sustentável

A Bresco Investimentos acaba de conquistar a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), nível Gold para mais um dos seus condomínios logísticos. Desta vez, o imóvel que ganha o título de construção sustentável é o G1 Viracopos localizado dentro do Parque Corporativo Bresco Viracopos em Campinas, considerado um dos empreendimentos mais sofisticados do Brasil.

Foto: Divulgação

Reconhecida mundialmente como parâmetro de mensuração para construções sustentáveis, a certificação LEED avalia todas as premissas adotadas e executadas no empreendimento com foco na eficiência energética. São analisadas, por exemplo, a economia no custo de energia e redução do consumo de água potável para irrigação e paisagismo, além do reuso de água tratada. Itens como iluminação natural, qualidade ambiental e uso de madeira certificada (FSC) também são avaliados para a consolidação de um empreendimento altamente sustentável e eficiente.

Inaugurado em 2017 com área total locável de 25.500m², o G1 Viracopos é um galpão Triple A, cross-docking e com pé direito de 12 metros. O G1 é um dos primeiros galpões logísticos do Brasil com o teto coberto com painéis solares. São 3 mil metros quadrados de painéis, que permitem a geração de até 300 kWp/h e o abastecimento de 100% das áreas comuns do empreendimento.

Estima-se que os chamados prédios verdes ofereçam valores de condomínio mais baixos do que edifícios convencionais. Essa diferença decorre, especialmente, dos ganhos com a redução de consumo de energia, água e custo operacional do imóvel.

ABB apresenta solução de última geração neutra em CO2
Brasil está em 56º lugar no ranking de iniciativas urbanas sustentáveis
Armazenamento Energético em Geração Distribuída
Exportação de produtos florestais alcança US$ 2,8 bilhões no 1º trimestre