G1 Viracopos conquista título de construção sustentável

A Bresco Investimentos acaba de conquistar a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), nível Gold para mais um dos seus condomínios logísticos. Desta vez, o imóvel que ganha o título de construção sustentável é o G1 Viracopos localizado dentro do Parque Corporativo Bresco Viracopos em Campinas, considerado um dos empreendimentos mais sofisticados do Brasil.

Foto: Divulgação

Reconhecida mundialmente como parâmetro de mensuração para construções sustentáveis, a certificação LEED avalia todas as premissas adotadas e executadas no empreendimento com foco na eficiência energética. São analisadas, por exemplo, a economia no custo de energia e redução do consumo de água potável para irrigação e paisagismo, além do reuso de água tratada. Itens como iluminação natural, qualidade ambiental e uso de madeira certificada (FSC) também são avaliados para a consolidação de um empreendimento altamente sustentável e eficiente.

Inaugurado em 2017 com área total locável de 25.500m², o G1 Viracopos é um galpão Triple A, cross-docking e com pé direito de 12 metros. O G1 é um dos primeiros galpões logísticos do Brasil com o teto coberto com painéis solares. São 3 mil metros quadrados de painéis, que permitem a geração de até 300 kWp/h e o abastecimento de 100% das áreas comuns do empreendimento.

Estima-se que os chamados prédios verdes ofereçam valores de condomínio mais baixos do que edifícios convencionais. Essa diferença decorre, especialmente, dos ganhos com a redução de consumo de energia, água e custo operacional do imóvel.

Uso da água, de novo e sempre
Renováveis na Alemanha passam o carvão
Nouryon faz novas parcerias para acelerar inovação química
Saiba porque sua empresa deve aproveitar energia fotovoltaica