Sorriso recebe parceiros para implementação de pacto sustentável

Representantes públicos, privados e da socidade civil da cidade de Sorriso, no Mato Grosso, assinaram dia 19 de setembro uma Carta de Intenções que tem como objetivo formalizar a aliança para a construção local das bases da estratégia PCI – Produzir, Conservar, Incluir, visando uma produção mais sustentável na região.

A assinatura marca a formalização do direcionamento das ações que serão trabalhadas no Pacto de Sorriso em cada um dos eixos P, C e I. Essa visão foi discutida e definida em parceria pelos atores locais: Prefeitura, Sindicato Rural e da Agricultura Familiar, ONG´s, representantes dos assentamentos, EMPAER – Empresa Mato-Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural, Sebrae, IFMT - Instituto Federal de Mato Grosso, entre outros.

Foto: divulgação

Sorriso é o município que, individualmente, mais produz grãos no Brasil: 3% da produção nacional e 17% da estadual. Em 600 mil hectares agricultáveis, produz mais de 5,6 milhões de toneladas de grãos em um único ciclo de cultura; além de 26,4 mil toneladas de pluma de algodão. A soja é a principal cultura, atingindo quase 84% da produção, seguida de forma direta pelo milho.

A parceria irá estabelecer objetivos e metas de sustentabilidade para os eixos de produção, conservação e inclusão. Uma estrutura de governança que irá possibilitar a captação de recursos a serem investidos na produção local e na agricultura familiar da região serão desenvolvidas, ao mesmo tempo em que irá apoiar ações para a redução do desmatamento ilegal e adequação das propriedades dos municípios ao Código Florestal.

Após a assinatura, será iniciada a fase de aprofundamento das discussões para o avanço na definição de metas, ações, responsabilidade e custos para implementação que deverá acontecer nas próximas semanas. A intenção é ter as bases definidas e formalizadas até o final de outubro.

Os pactos são acordos construídos entre os setores público, privado (empresas e produtores) e outros representantes da sociedade, visando estabelecer a cooperação e empregar os esforços necessários para promover ações que contribuam para o desenvolvimento econômico sustentável do município, sendo apoiados pela IDH em sua estratégia e concepção. A implementação do pacto de Sorriso está sendo feita em parceria com a Natcap.

ABB apresenta solução de última geração neutra em CO2
Brasil está em 56º lugar no ranking de iniciativas urbanas sustentáveis
Armazenamento Energético em Geração Distribuída
Exportação de produtos florestais alcança US$ 2,8 bilhões no 1º trimestre