SP: Cicla Brasil e BID estimulam reciclagem de óleo de cozinha

As empresas dos transportes metropolitanos do estado de São Paulo passaram a veicular a campanha "Óleo pelo Futuro", realizada pela Cicla Brasil, com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para incentivar a reciclagem do óleo de cozinha.

Foto: Página Sustentável

Participam da ação Metrô, CPTM, EMTU, e as concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade, que operam, respectivamente as linhas 4-Amarela e 5-Lilás. O objetivo é alertar os 10,4 milhões passageiros transportados diariamente no sistema metropolitano sobre a importância do descarte correto do óleo vegetal no combate à contaminação da água. A campanha também aborda o uso do óleo reciclado na produção de biodiesel - combustível bem menos poluente do que o diesel comum.

Vídeos exibidos no circuito interno de TV dos trens e cartazes explicativos dispostos nas plataformas de embarque das estações e terminais convidam os usuários a se cadastrarem no site para saber como reciclar e como se engajar na causa. Para participar, basta colocar o óleo usado em uma garrafa de plástico PET com tampa e levá-lo a um dos postos de recolhimento indicados no mapa do site da campanha.

A meta é reciclar 13 milhões de litros de óleo até 2020, tarefa que já envolve 86 cooperativas e 12 centrais de beneficiamento no estado de São Paulo. Uma das centrais está sendo implementada por meio do projeto, em uma parceria entre Cicla Brasil, Cooperativa YouGreen e Óleo de Soja Concórdia.

Shopping Parque da Cidade adota inovação em sistemas de gestão da água
Projeto fortalece posição estratégica do etanol
Transformar cidades em um lugar melhor para viver: o futuro sendo construído hoje
Encontro no Sesc Avenida Paulista discute os caminhos do fotoativismo